Curador de ChatBot: O analista indispensável para o sucesso do seu BOT

Um Curador de Chatbot é um profissional responsável por desenvolver e aprimorar a experiência do usuário em um Chatbot, garantindo que ele ofereça respostas precisas e relevantes às perguntas recebidas.

Primeiramente, esse profissional trabalha na criação e manutenção de um conjunto de perguntas e respostas que o bot pode oferecer aos usuários. Isso envolve o uso de ferramentas de análise de linguagem natural e a criação de regras para determinar como o bot deve responder a determinadas perguntas. Além disso, também é responsável por monitorar o desempenho e fazer ajustes quando necessário. Isso pode incluir a adição de novas perguntas e respostas, a modificação das regras existentes ou a atualização dos dados de treinamento.

Então, para ser um Curador de Chatbot, é necessário ter habilidades em áreas como linguagem natural, inteligência artificial, análise de dados e programação. Além disso, é importante ter experiência em desenvolvimento de Chatbots ou em áreas relacionadas, como desenvolvimento de software ou ciência de dados. Mas não é regra e depende das necessidades de cada empresa, principalmente na questão de saber ou não programar, ideal que tenha pelo menos um entendimento desses processos. 

O entendimento de vários ramos de atividade lhe dar mais autonomia e facilidade para encontrar erros, propor soluções e ajudar nas correções. Costumo dizer que o curador é um caça problemas, está constantemente procurando onde o bot errou, onde “quebrou” e o que está faltando. No mercado existem várias plataformas que podem facilitar esse trabalho, que já oferecem as informações necessárias para esse trabalho, outras você precisará ter um entendimento mais minucioso para localizar os pontos de melhorias.

Perfil de um Curador de ChatBot

Algumas das habilidades específicas necessárias incluem:

  • Conhecimento em linguagem natural: é necessário compreender como as pessoas formulam perguntas e frases, e como o chatbot deve responder de forma coerente.
  • Conhecimento em inteligência artificial: compreender conceitos básicos de aprendizado de máquina, como classificação, agrupamento e processamento de linguagem natural.
  • Habilidades em análise de dados: ser capaz de analisar dados do Chatbot e tirar conclusões para melhorar sua eficácia.
  • **Conhecimento em programação: habilidades em linguagens de programação como Python, Java, JavaScript ou outras, dependendo da tecnologia da plataforma utilizada.
  • Habilidades de comunicação e colaboração: ser capaz de trabalhar em equipe e se comunicar claramente com outros membros da equipe de desenvolvimento.

Ou seja, ser um Curador de Chatbot exige uma combinação de habilidades técnicas e de comunicação, além de conhecimentos em linguagem natural, inteligência artificial e programação.

Agora, como capacitar e aprender tudo sobre essa profissão?

Vale lembrar que não é regra programar, mas é um plus para subir de carreira. E dependendo da empresa, não faz diferença se você é formado em humanas ou exatas. 

Umas das escolhas mais conhecidas para aprender tudo sobre BOTs é a LetsBot, ela tem uma plataforma completa para desenvolvimento de bot que vai desde a programação, curadoria, liderança e escrita. 

Indico alguns vídeos para assistir: 

Inclusive, a LetsBot lança mais de uma vez por ano o Hello BOT, um curso totalmente gratuito onde você irá aprender a montar um BOT do zero. Valé muito a pena conhece e seguir para o Botcamp com cursos mais aprofundados. 

Também indico aprender sobre:

Mercado para área de BOTs

O mercado de Chatbot vem crescendo cada vez mais, e as empresas vem investindo bastante em projetos de automações e digitalização dos seus clientes. Estimasse que nos próximos anos devemos ter um aumento de mais de 60% em todo o mundo, tornando inclusive esse profissional muito bem remunerado. 

A média salarial pode variar significativamente dependendo da região, do setor e da experiência do profissional. No Brasil, a média salarial é de aproximadamente R$ 3.300,00 a R$ 7.500,00 por mês, de acordo com informações do site de vagas de emprego Catho. Mas depende muito de cada região do país e limitações ou o foco da empresa. 

No entanto, é importante notar que essas são apenas médias e que o salário real pode variar dependendo de vários fatores, como a empresa em que o profissional trabalha, a localização geográfica, a demanda por esses profissionais e a experiência do próprio Curador.

Então, já conhecia esse mercado? já trabalha como Curador? Comente abaixo. 

Deixe seu Comentário!